Rubens César Fernandes

O Viva Rio se dedica à promoção de atividades destinadas a reduzir a violência urbana, como campanhas pela paz e pelo desarmamento e projetos que buscam reduzir a criminalidade e a violência armada, que atinge, sobretudo os jovens. Rubens César Fernandes foi um dos fundadores do Viva Rio, que atua em cinco áreas: direitos humanos e segurança pública, desenvolvimento comunitário, educação, esportes e meio ambiente. Com sede no Rio de Janeiro RJ, a organização atua em cerca de 350 favelas e comunidades de baixa renda da região metropolitana da capital, sempre em parceria com entidades locais, e investindo principalmente nos jovens, mais vulneráveis aos riscos sociais, e buscando a superação da violência.
Rubens César Fernandes nasceu em Niterói RJ, participou do movimento estudantil, fez graduação em história e é reconhecido como um dos autores da coletânea História Nova do Brasil, publicação que lhe rendeu três processos depois do golpe militar de 1964. Exilado, esteve fora do país até 1976. Fez mestrado em história da filosofia na Universidade de Varsóvia, na Polônia, esteve na França e sucessivamente na Suíça e os Estados Unidos, onde fez doutorado na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
As aulas das primeiras 500 turmas do projeto, iniciadas em 2004, beneficiaram 20.000 jovens. Além de cursos, o Viva Rio oferece apoio emocional e orientação prática a adolescentes gestantes e jovens mães moradoras de comunidades de baixa renda} assessoria jurídica gratuita e capacitação de agentes de direitos, promovendo a democratização e visando o exercício pleno da cidadania.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Curta a Ashoka no Facebook

    Curta a Ashoka no Facebook
  • Participe da Rede

    Participe da Rede
  • Todo mundo pode mudar o mundo

    Todo mundo pode mudar o mundo
  • Galeria Multimídia

    Get the Flash Player to see the wordTube Media Player.
  • Temas neste portal