Marcos Flávio Azzi

Perfil criado no momento da entrada de Marcos Flávio Azzi para a Rede Ashoka em maio de 2010.

Marcos Flávio criou o Instituto Azzi com o objetivo de desenvolver o investimento social de pessoas físicas com alto poder aquisitivo. De maneira inovadora e inédita no Brasil, ele aliou ferramentas do mercado financeiro, critérios de qualidade de gestão, transparência, solidez e potencial de impacto de organizações sociais para construir um modelo de investimento social estratégico com envolvimento direto de investidores. Assim, o Instituto identifica projetos de excelência relacionados às causas sociais que sensibilizam cada um dos potenciais investidores, fazendo posteriormente todo o monitoramento do investimento realizado, com prestação de contas e mensuração do impacto gerado.

Embora haja modelos semelhantes no mundo – como o Institute for Philantropy na Inglaterra ou a WISE na Suíça – o Instituto Azzi não apenas educa sobre filantropia e cria rede de investidores, mas também identifica organizações sociais que trabalhem com causas de interesse dos investidores e busca transformar este investimento em um legado familiar em filantropia estratégica de impacto. A grande contribuição do Instituto Azzi é pensar em investimento por causa aliada à sua incorporação na gestão dos conselhos de família e na criação de uma cultura de investimento em longo prazo (ao incorporar a ideia de que este deve sempre ser representado em uma porcentagem anual sobre o patrimônio).

Dessa forma, os investidores não só ajudam no desenvolvimento do setor social no Brasil, mas criam novos valores para suas futuras gerações. Em menos de 2 anos, o Azzi já possui uma carteira de mais de 600 investidores e 100 organizações sociais cadastradas. Em 2009, 25 organizações foram beneficiadas com mais de R$ 1 milhão.  Apesar de ainda ter um enorme potencial de crescimento na cidade de São Paulo, a mais rica do país, em 2 anos Marcos Flávio quer expandir para o Rio de Janeiro seguido de demais capitais.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Curta a Ashoka no Facebook

    Curta a Ashoka no Facebook
  • Participe da Rede

    Participe da Rede
  • Todo mundo pode mudar o mundo

    Todo mundo pode mudar o mundo
  • Galeria Multimídia

    Get the Flash Player to see the wordTube Media Player.
  • Temas neste portal