Formas de atuação

Para concretizar sua missão, a Ashoka estrutura a sua atuação mundial na interação de três pilares: o empreendedorismo dos líderes sociais, o empreendedorismo de grupo e o apoio à infra-estrutura do setor social.

1. Empreendedores sociais, suas ideias e instituições

A Ashoka identifica e investe em empreendedores sociais – indivíduos com ideias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social -, apoiando não só o indivíduo, como também sua ideia e a instituição em que atua durante as fases de seu desenvolvimento.

Para a Ashoka, proporcionar aos empreendedores sociais do mundo a liberdade e o apoio que precisam para suas conquistas é o investimento de maior impacto que uma organização pode fazer.

Para isso, dentro dos seus programas a Ashoka busca:

• Identificar e investir no indivíduo, estimulando o lançamento de suas ideias, sua constante inovação e competência durante toda a sua carreira;
• Integrá-lo a uma Rede Local Global de Empreendedores Sociais;
• Contribuir para a profissionalização, eficiência, crescimento e sustentabilidade de sua organização.

2. Empreendedorismo de Grupo – colaboração e maior impacto social

A Ashoka reúne grupos de empreendedores sociais para, em colaboração, potencializar e multiplicar ações positivas. O objetivo do trabalho em conjunto é somar competências e disseminar ideias inovadoras, tendo como perspectiva influenciar mudanças em diferentes áreas de atuação do setor social.

A atuação de forma colaborativa deriva da visão da Ashoka de que estas comunidades de indivíduos pioneiros e inovadores possuem uma força maior do que um empreendedor social atuando de forma isolada. Como consequência, elas podem trazer maior velocidade e impacto na transformação social.

Para estimular que seus empreendedores sociais façam intercâmbio de metodologias, princípios e necessidades em seus países e em outras regiões do mundo, a Ashoka desenvolve estratégias e ações para que os integrantes de sua rede trabalhem efetivamente de forma colaborativa e contribuam dessa maneira para a transformação da sociedade em escala universal. Além disso, procura difundir as lições aprendidas com outros grupos e organizações do setor social.

Entre os programas e ações de incentivo ao trabalho colaborativo destacam-se:

• Integração das Redes Local, Continental e Global de Empreendedores Sociais
• Projetos Colaborativos e de Intercâmbio
• Eventos Temáticos

3. Infra-estrutura e nova arquitetura para o setor social

Para ser mais eficaz, o setor social precisa ser empreendedor, eficiente e integrado globalmente, de tal forma que as melhores ideias e as pessoas que as conceberam obtenham os recursos necessários ao sucesso de sua implementação. Para tanto, é necessário desenvolver a infra-estrutura de que o setor social precisa para fomentar a inovação e a produtividade.

Esse fundamento é o alicerce do terceiro e mais ambicioso pilar que estrutura a atuação da Ashoka: o desenho e a disseminação de novos caminhos, tecnologias e programas para que os empreendedores sociais trabalhem dentro e fora da sua rede com a necessária infra-estrutura de suporte.

Com base nesse pilar, a Ashoka apoia organizações da sociedade civil a diversificar e ampliar o trabalho que realizam e dessa forma conquistar a sua viabilidade institucional e econômico-financeira no longo prazo. Além disso, traz para a sociedade civil um conjunto de sistemas que permitem aos empreendedores prosperar no setor privado, tais como serviços financeiros, concursos de planos de negócio, consultoria especializada e outros apoios profissionais, todos adaptados para as demandas específicas dos empreendedores sociais ou de organizações da sociedade civil.

Dessa forma, a Ashoka faz a ponte entre o setor privado e a sociedade civil para encorajar o fluxo de talentos e recursos entre os dois setores. Entre as iniciativas derivadas desse pilar destacam-se:

• Centro de Competência para Empreendedores Sociais Ashoka-McKinsey (CCES)
• Iniciativa Base de Cidadania
• Serviços Financeiros Alternativos
• Revista Eletrônica Changemakers (www.changemakers.org)
• Cidadania Econômica Plena
• Iniciativa Justiça para Todos

  • Curta a Ashoka no Facebook

    Curta a Ashoka no Facebook
  • Participe da Rede

    Participe da Rede
  • Todo mundo pode mudar o mundo

    Todo mundo pode mudar o mundo
  • Galeria Multimídia

    Get the Flash Player to see the wordTube Media Player.
  • Temas neste portal