Empreendedorismo Social

Conceito

O termo Empreendedor Social foi cunhado por Bill Drayton – Fundador e Presidente da Ashoka – ao perceber a existência de indivíduos que combinam pragmatismo, compromisso com resultados e visão de futuro para realizar profundas transformações sociais.

O Empreendedor Social aponta tendências e traz soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, seja por enxergar um problema que ainda não é reconhecido pela sociedade e/ou por vê-lo por meio de uma perspectiva diferenciada. Por meio da sua atuação, ele (a) acelera o processo de mudanças e inspira outros atores a se engajarem em torno de uma causa comum.

É com esta perspectiva que a Ashoka fomenta uma cultura de empreendedorismo social na qual a figura do empreendedor é extremamente relevante, mas não é a única. A Ashoka acredita numa sociedade na qual todas as pessoas possam realizar seu potencial de agentes de mudanças.

Saiba mais: Artigo em inglês – U.S. News, Outubro de 2005 – America´s Best Leaders

Processo de Seleção

A Ashoka possui um processo de identificação e seleção de Empreendedores Sociais que vem incorporando novas tendências ao longo dos 30 anos de atuação. Este exercício de olhar para o futuro possibilita que a Ashoka aprimore o seu olhar e adiante perspectivas no setor cidadão. Ao integrar novos Empreendedores Sociais com iniciativas inovadoras todos os anos, a Ashoka alimenta a Rede e mantém-se na ponta das tendências sociais e ambientais.

Clique aqui para obter mais informações e conhecer em profundidade o processo os critérios de seleção para integrar a Rede de Empreendedores Sociais da Ashoka.

Apoio ao Empreendedor Social e à Inovação

Um dos maiores diferenciais da Ashoka é apoiar a pessoa do empreendedor social e sua iniciativa inovadora ao longo de toda sua trajetória de vida. A integração e sustentabilidade destes dois aspectos é fundamental para gerar impactos duráveis de longo prazo.

Atualmente a Rede da Ashoka é composta por mais de 2.700 soluções inovadores em todo o mundo. O Empreendedor Social que integra a Rede passa a ser apoiado ao longo de toda a sua trajetória. O apoio inclui, por exemplo:

- Programa de Sustentabilidade: objetiva contribuir para que o empreendedor e sua equipe alcancem sustentabilidade da ideia inovadora e organizacional em médio e longo prazo.

- Integração Rede Empreendedores Sociais: visa o fomento a troca de metodologias, experiências e conhecimentos entre os empreendedores do Brasil e do mundo.

- Reconhecimento: a fim de fortalecer o setor social, irrigando-o com soluções inovadoras, Ashoka divulga o trabalho de seus empreendedores, nomeia-os para prêmios nacionais e internacionais e alimenta a imprensa.

- Bolsa- auxílio: em casos nos quais são verificados 1) a necessidade de recurso financeiro para que o empreendedor dedique-se integralmente à iniciativa inovadora e 2) a existência de parceiros apoiadores, a Ashoka poderá investir no empreendedor por meio de uma bolsa-auxílio de, no máximo, 3 anos.

  • Curta a Ashoka no Facebook

    Curta a Ashoka no Facebook
  • Participe da Rede

    Participe da Rede
  • Todo mundo pode mudar o mundo

    Todo mundo pode mudar o mundo
  • Galeria Multimídia

    Get the Flash Player to see the wordTube Media Player.
  • Temas neste portal